PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

Blog

10 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEA

O TEA-Transtorno do Espectro Autista, vem sendo estudado intensamente nas últimas décadas, refinando cada vez mais os exames diagnósticos. A classificação do DSM-V , de 2013, coloca os Transtornos Globais de Desenvolvimento, que incluíam o Autismo, Transtornos Desintegrativo e as Síndromes de Asperger e Rett, como  absorvidos por um único diagnóstico, o Transtornos do Espectro Autista.  1-O que é e quem dá o diagnóstico de TEA? O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Por ser um quadro do Neurodesenvolvimento, somente um médico neurologista,...

PSICOMOTRICIDADE, PRÉ-REQUISITO PARA A ALFABETIZAÇÃO

São inúmeros os artigos científicos  sobre a importância da psicomotricidade como um pré-requisito para a alfabetização. Isso não é nenhuma novidade para os educadores. Também já sabemos que é fundamental um período de prontidão para adquirir a proeza de se alfabetizar com qualidade, assim como a proficiência da leitura demanda interesse e muito treino. Tudo com muito afeto. A prontidão inicia no nascimento do bebê, conta com ambiente facilitador, estímulos adequados, a fim de que possam adquirir habilidades de reconhecimento e domínio do próprio corpo, seu espaço e tempo. Dessa forma, parece claro que não é na escola onde tudo começa...

MEDO INFANTIL EM CONTEÚDOS ESCOLARES

O post de hoje complementa o anterior, “Vamos falar de medo infantil”. Escrevi ainda bastante influenciada por um acontecimento ocorrido no final de abril desse ano de 2018. De Salvador, Bahia, A.S, mãe de Z., 8 anos, me enviou duas fotos de uma atividade escolar, que o colégio bilíngue do seu filho estava trabalhando na área de Língua Portuguesa. A mãe, professora da UFBA, pediu-me que as analisasse do ponto de vista de adequação para a idade. Queria, na verdade, uma fundamentação teórica para não chegar na reunião de pais com “achismos” sobre o assunto que estava dando o que falar pelo...

VAMOS FALAR SOBRE O MEDO INFANTIL

O medo infantil existe em diferentes modalidades e intensidades, variando de acordo com a idade da criança, desenvolvimento psíquico e maneira com que esse sentimento vai se introduzido e se modelando na vida infantil. Uma coisa é certa e não podemos esquecer: o medo jamais deve ser subestimado. PENSANDO O MEDO QUE TODOS SENTEM Medo é um estado afetivo que suscita a consciência de um perigo. Possui sensações multifacetadas e tem caráter universal, porque é constitutivo em todos os indivíduos tidos, como dentro dos padrões da normalidade. Influenciadas por questões histórico-culturais, religiosas ou valores morais, as crianças podem se sentir mobilizadas ou imobilizadas por...

SONO, APRENDIZAGEM E MEMORIZAÇÃO

A relação entre SONO, APRENDIZAGEM e MEMORIZAÇÃO está intimamente ligada a uma boa noite de sono tranquilo e ininterrupto. Os laboratórios do sono são enfáticos na constatação de que a qualidade e quantidade de sono, influenciam diretamente na consolidação de conhecimento e reestruturação da memorização de conteúdos antigos e na formação de novos. Psicopedagogicamente falando, a Neurociência na Educação também se debruça sobre o assunto, reconhecendo que alguns processos são ativados apenas durante o sono e precisam de “zero” estimulo sensorial para acontecerem. Imagem Pixabay Estamos falando de altas concentrações de cálcio nas regiões intracelulares dos neurônios, no hipocampo e córtex cerebral, além de...

10 BRINCADEIRAS PARA AUTORREGULAÇÃO

As 10 brincadeiras para autorregulação e Funções Executivas é um complemento do post anterior,  Funções Executivas e Habilidades Integrativas, onde falamos um pouco sobre o conjunto de funções que elas exercem na capacidade cognitiva e metacognitiva do sujeito em formação. VAMOS BRINCAR PARA REGULAR Uma dica é brincar daquelas brincadeiras que nós, mais velhos, brincávamos na rua quando éramos crianças. Elas trabalham a atenção, o controle inibitório e orientação de comportamento de acordo com as especificidades de cada uma. Vamos listar algumas delas e se você lembrar de mais algumas, pode acrescentar lá no final do post. 1 - O chefe mandou...

FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES INTEGRATIVAS

Funções Executivas diz respeito a um conceito da neuropsicologia, que compreende um conjunto de processos cognitivos que trabalham juntos, a fim de permitir que o indivíduo possa controlar, monitorar e regular ações, pensamentos e emoções. Também são metacognitivos, pois permitem disciplinar e controlar o nosso comportamento, quando traçamos objetivos para atingir metas estabelecidas. Imagem Pixabay As Funções Executivas já foram comparadas a um maestro, que coordena um trabalho conjunto de diversos sistemas (cognitivo, comportamental e emocionais) e também como aquele programa de controle de tráfego aéreo, que opera múltiplas funções para não deixar que nada de ruim aconteça com quem está voando ou no...

JOGO INFANTIL E JOGO EDUCATIVO

O jogo infantil e o jogo educativo fazem parte da vida das crianças por muitos e muitos anos. Para Vygotsky (1988, 1987, 1982), o jogo infantil é concebido como resultado de processos históricos-sociais,  responsáveis pelas formas de pensar e os modos de viver do ser humano. Tem por objetivo o brincar pelo brincar. Dessa forma, os processos psicológicos são construídos a partir das obrigações impostas nas regras do contexto sociocultural ao qual pertencemos. Imagem PIXABAY Já o jogo educativo, de sala de aula por exemplo, geralmente prioriza o produto, a capacidade de desenvolver habilidades e noções para alcançar algum objetivo. Ele é um algo planejado. Não...

CONQUISTAS DO BEBÊ DE 0 A 4 MESES

Algumas conquistas do bebê, dos 0 a 4 meses de vida, dizem respeito exclusivamente à maneira com que a mãe se identificará com aquele “serzinho” que acabou de nascer e de como o vínculo entre eles se estabelecerá. O exercício da maternagem que se desenvolve e perdura nos primeiros anos de vida da criança, deixam marcas vitalícias no psiquismo humano, como constatou Freud em análises com adultos e, posteriormente, por outros pesquisadores da psicanálise com crianças. MAMÃE NÃO EXISTE O fato é que nos primeiros momentos de vida do bebê a figura da mãe não existe. Ele tem a fantasia de que ele...

ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS ESCOLARES

A organização dos cadernos escolares sempre foi uma preocupação entre pais e professores, por isso vamos abordar o tema com os pés fincados nos dias de hoje, sem perder de vista a escola do passado. QUANDO USAR CADERNOS ESCOLARES? Na Educação Infantil o uso do caderno formal deve ser dispensado completamente. Uma agenda para pais e professores se comunicarem é o suficiente, pois nessa etapa da vida escolar,  brincar é o mais importante. Os registros de exercícios motores e artísticos podem ser feitos em folhas avulsas e depois encadernadas. A partir do 1º ano do ensino fundamental, as crianças já podem se organizar por...