PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

BONECOS E BONECAS: POR QUE BRINCAR?

Brinquedos simbólicos

BONECOS E BONECAS: POR QUE BRINCAR?

Bonecos e bonecas são tipos de brinquedos simbólicos, portanto instrumentos para brincar de faz de conta, como uma verdadeira imitação da vida real.

 

 

Por conterem elementos físicos que representam nós, seres humanos, essa semelhança garante, através dos mecanismos da projeção e introjeção, algo muito corriqueiro: um boneco é uma criança nos braços de um adulto. São utilizados em representações de cenas do que os adultos costumam fazer no seu cotidiano.

Não podemos esquecer que heróis e vilões  garantem a reprodução de cenas dos filmes e desenhos preferidos. São as características deles, incorporadas pelo EU subjetivo, que torna as crianças fantasiosamente seres fortes, corajosos, bons e um pouco malvados também.

 

Otávio, Theo e Miguel, brincam animadamente com seus super-heróis e vilões.

 

Uma vez incorporada essas características, estarão mais fortalecidos para enfrentar as tragédias da vida e lutar pelos fracos e oprimidos, desenvolvendo generosidade e a noção de que a vida não é só feita de felicidade.

Como brincar com bonecos e bonecas?

As regras estão implícitas, pois cada criança brinca de modo personalizado, de acordo com suas vivências e demonstrando aquilo que interiorizou desde seus primeiros momentos de vida.

A partir de três meses de idade a criança já poderá ter um pequeno boneco, desde que seja de material próprio para sua idade, aconchegante, macio, lavável e antialérgico.

Imagem Pixabay

 Diversidade na apresentação de bonecos e bonecas

É fundamental que desde muito cedo seja apresentado à criança bonecos que representem a diversidade humana: negros, orientais, do sexo masculino e feminino, bebês e idosos se possível.

A dica é oferecer alguns bonecos e construir outros tantos com a criança. Jamais renda-se ao consumismo! Faça bonecos com eles.

As famílias de pano são excelentes!

 

Bonecas  MAKENA são confeccionadas por Lucia MAKENA.

 

Outra coisa importante é deixar que a criança leve seu boneco ou boneca onde quiser, pois ele será a companhia certa para enfrentar o NOVO ou o  ponto de partida para uma NOVA amizade.

Eles são tipos de objetos transicionais.

Se gostou, compartilhe.

Grande abraço e até a próxima publicação.

Denise Aragão- Psicopedagoga

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
Nenhum Comentário

Deixe um comentário