PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES INTEGRATIVAS

Lista de habilidades que integram as Funções Executivas

FUNÇÕES EXECUTIVAS E HABILIDADES INTEGRATIVAS

Funções Executivas diz respeito a um conceito da neuropsicologia, que compreende um conjunto de processos cognitivos que trabalham juntos, a fim de permitir que o indivíduo possa controlar, monitorar e regular ações, pensamentos e emoções.

Também são metacognitivos, pois permitem disciplinar e controlar o nosso comportamento, quando traçamos objetivos para atingir metas estabelecidas.

Imagem Pixabay

As Funções Executivas já foram comparadas a um maestro, que coordena um trabalho conjunto de diversos sistemas (cognitivo, comportamental e emocionais) e também como aquele programa de controle de tráfego aéreo, que opera múltiplas funções para não deixar que nada de ruim aconteça com quem está voando ou no chão.

HABILIDADES INTEGRATIVAS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS

A literatura neuropsicológica que abarca as Funções Executivas pode diferenciar um pouco, mas de maneira geral, as habilidades que as integram são:

  • Planejamento,
  • Flexibilidade cognitiva,
  • Memória de trabalho,
  • Atenção seletiva,
  • Controle inibitório e
  • Monitoramento.

Imagem Pixabay

Também encontramos como habilidades das Funções Executivas:

  • Organização,
  • Priorização,
  • Manejo de tempo,
  • Atenção sustentada,
  • Iniciação e persistência,
  • Regulação emocional.

Uma orquestra com todos esses processos funcionando bem, permite ao ser humano flexibilidade mental e comportamental.

Imagem Pixabay

ATIVIDADES FÍSICAS E MOTORAS PARA POTENCIALIZAR A AUTORREGULAÇÃO NA ESCOLA

Quem já viu essa cena?

– Atenção! Quando eu contar até três, todos saem correndo e tocam na grade da quadra do outro lado, certo?

– Certo, Prô!

– Então vamos lá: Um, dois…voltem aqui, crianças!

Pois é. Tem uma turminha que não consegue seguir as regras das brincadeiras, administrar o tempo destinado às tarefas escolares, guardar os brinquedos e ouvir histórias sem interromper a todo instante quem está contando.

Imagem Pixabay

É um excesso que toma conta da mente e do corpo, prejudicando o desempenho escolar e até mesmo algumas habilidades sociais.

Quer saber mais? Aguarde o próximo post ” 10 brincadeiras para trabalhar autorregulação e funções executivas” na escola.

Se gostou do post, compartilhe.

Abraços e até mais.

Denise Aragão Psicopedagoga.

Apoio: Piafex – Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções executivas. Natalia Martins Dias e Alessandra Gatuzo Seabra – MEMNON, 2013.

 

 

 

 

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
Nenhum Comentário

Deixe um comentário