PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Investigação de problemas de aprendizagem

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

 

avaliação diagnóstica, objetiva buscar  intervenções que minimizem o desconforto, melhore a autoconfiança e a autoestima, além de resgatar o desejo de saber do paciente.

Realiza-se a  aplicação de algumas atividades protocolares específicas na área da escrita, leitura, no campo da matemática, além de provas projetivas.

Existe também entrevista de anamnese com os responsáveis, que poderá acontecer no início ou depois de algumas sessões com o paciente.

Depois de algumas sessões de investigação é possível fazer um diagnóstico e partir para intervenções que sanem de uma vez por todas, ou que pelo menos amenize o desconforto da criança ou adolescente.

São muitas as variantes que determinam as dificuldades na aprendizagem de crianças e adolescentes. Para descobrir o que está acontecendo, nada melhor do que procurar uma psicopedagoga e realizar a avaliação psicopedagógica o quanto antes.

Se for um transtorno, o trabalho irá requerer uma equipe multidisciplinar, mas isso só será possível descobrir se o responsável  assumir a dificuldade e procurar ajuda.

Quanto mais o tempo passa, mais o problema se instaura, pois tanto as crianças como os adolescentes tornam-se introspectivos socialmente,  desestimulados ou indisciplinados na escola.

Segundo a neurociência, temos janelas de oportunidades, um conceito batizado pelos americanos, que se abrem em uma determinada fase de desenvolvimento e se fecham. Não tem volta.

Já os períodos sensíveis dizem respeito ao momento propício para aprender, por exemplo a andar de bicicleta. Não quer dizer que aos 50 anos você não poderá aprender, mas será muito mais difícil e com certeza não será um “expert” no assunto.

Crianças com problemas de aprendizagem podem precisar apenas de um ajuste relativo a organização e rotina. Algumas vezes, principalmente na adolescência, a questão pode ser de ordem emocional, como baixa estima, amor não correspondido, enfim, muitas variantes.

Sendo assim, não arraste essa preocupação, porque para tudo tem solução.

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
Nenhum Comentário

Deixe um comentário