PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

JOGO QUATRO CORES

Raciocínio e antecipação mental

JOGO QUATRO CORES

O objetivo do jogo Quatro Cores é pintar uma figura toda que está dividida em várias partes, utilizando apenas quatro cores, de modo que não se repita a cor em regiões vizinhas.

ORIGEM DO JOGO QUATRO CORES

Em 1852, na Universidade de Londres, Francis Guthrie criou o jogo Quatro Cores a partir da observação de diversos atlas, percebendo que a representação de países em território contíguo, respeitava o critério de não ultrapassar quatro cores  em sua pintura, tampouco repetir a mesma cor em território vizinho.

 

Francis, portanto, lançou o desafio para ver quem seria capaz de explicar matematicamente como era possível completar a pintura com êxito.

TEOREMA DAS QUATRO CORES

Só em junho de 1976,  depois de mais de um século de cálculos e com ajuda de computadores, os professores Appel e Haken, da Universidade de Illinois/ USA, conseguiram explicar satisfatoriamente como o jogo funciona.

Para nós, matemáticos básicos , resta apenas a disposição para brincar de pintar e torcer para que no final tudo dê certo, mas se você quiser saber mais, deixo aqui dois links para você se aprofundar.

A PARTIR DE QUE IDADE É POSSÍVEL JOGAR?

Posso garantir que crianças acima de 6 anos adoram a disputa. Nada impede que crianças menores participem, mas sem a cobrança rígida das duas regras.

Pode-se iniciar com uma figura com poucas partes divididas e posteriormente ir aumentando para uma peça mais elaborada, como a imagem em destaque desse post.

 

google imagens

 BENEFÍCIOS DO JOGO

Os benefícios do jogo dizem respeito à área da matemática e geografia, pois trabalha com

  • orientação visuoespacial,
  • raciocínio lógico por ensaio e erro,
  • antecipação mental de ação e
  • treino para iniciação cartográfica.

Para as crianças menores é possível iniciar o jogo sozinhas ou em duplas, no intuito de pensarem juntas estratégias de ação, estimulando a cooperação.

Comece com mais que quatro cores (umas seis) e depois diminua a quantidade a fim de chegar ao jogo Quatro Cores propriamente dito.

CONSTRUA SEU PRÓPRIO JOGO

Além de distribuir modelos prontos em papel, as próprias crianças poderão elaborar sua gravura e trocar entre si, instigando o desafio de pintá-las dentro das regras.

 

google imagens

Confeccionar o jogo com outros materiais, como EVA  de várias espessuras, papel cartão, MDF  pintado, é um bom motivo para construírem coletivamente seu acervo pessoal, da brinquedoteca da escola ou da sua classe.

Jogos prontos que utilizam as regras do jogo de Quatro Cores, como dominós e quebra-cabeças,  poderão ser encontrados em sites de material pedagógico,  o Castelo Magia, por exemplo.

MODELOS PRONTOS PARA PINTAR

Existem vários modelos para pintar na internet. Basta baixar e imprimir do Google e do Pinterest.

 

 

 

Então, vamos lançar o desafio logo nas primeiras semanas de aula?

Abraço

Denise Aragão – Psicopedagoga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
Nenhum Comentário

Deixe um comentário