PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

JOGOS DE PERCURSO NA FUNÇÃO EXECUTIVA

Um jogo para chamar de seu

JOGOS DE PERCURSO NA FUNÇÃO EXECUTIVA

A principal característica dos jogos de percurso é que eles se apresentam na forma de um tabuleiro com uma sequência de espaços a serem percorridos.

Os jogadores tomam posse de um objeto que os represente, como um pino, um carrinho, um bonequinho e, de uma forma geral, utilizam-se de dados para fazer a caminhada.

Durante o percurso os participantes andam para frente, pulam casas, voltam para trás como penalidade, tudo vai depender das regras do jogo.

Os jogos de percurso são milenares; um deles é o caracol que tem no seu corpo espaços desenhados com uma sequência numérica onde deve-se percorrer saltando num pé só.

A amarelinha não deixa de ser um tipo de jogo de percurso.SÃO

São inúmeras as opções desse tipo de jogo nas lojas de brinquedo espalhadas pela cidade.

Jogos no atendimento psicopedagógico

Em clínica psicopedagógica, costumamos construir juntos vários modelos temáticos de jogos. Eles funcionam como intervenções lúdicas e  contemplam as necessidades individuais dos pacientes.

Mas por que trabalhar jogos de percurso?

Construímos regras e nos submetemos a ela. Isso já é um grande passo para os ansiosos e os que querem com frequência burlar regras. Esse tipo de jogo também permite trabalhar questões relativas a perda, ganho e o componente ‘sorte”, uma vez que são os dados que determinam os avanços ou retrocessos no percurso.

Funções executivas são muito bem trabalhadas nessa atividade. Lembrando que Função executiva é um conceito neuropsicológico que se aplica ao processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução de atividades, incluindo iniciação de tarefas, memória de trabalho, atenção sustentada e inibição de impulsos.

A foto em destaque mostra um paciente muito querido em atendimento. Ele está realizando a confecção de um jogo de percurso após a escuta do conto original  “João e Maria”.

Então, convido você, pais, crianças e professores, a construírem juntos um JOGO DE PERCURSO para chamar de seu.

Se você gostou, curta no coraçãozinho. Compartilhe.

 

 

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
2 Comentários
  • Thereza
    14 de julho de 2018 at 15:01

    Material muito Bom, gostaria de receber mais informações sobre confecção de materiais p treinar FE

Deixe um comentário