
LEVE “O GAROTO” DE CHARLIE CHAPLIN PARA SUA AULA
O filme “O GAROTO”, de Charlie Chaplin, traz o humor emotivo em seu cerne, ao mesmo tempo que aborda a complexidade dos seres humanos e todas as dimensões psicossociais, difíceis de serem compreendidas pelo universo infanto juvenil.
Sendo assim, o post de hoje pretende convencê-lo a levar para sua sala de aula esse filme magnífico e completamente mudo!
A ESTÉTICA VISUAL
O filme enche nossos olhos com sua estética em preto e branco, vestimentas de época, um cenário antigo repleto de elementos desconhecidos para alguns jovens.
Mas isso não quer dizer que vão se deliciar de pronto. É justamente esse o motivo pelo qual vale a pena assisti-lo com crianças e adolescentes.
O PASSADO COMO PONTO DE PARTIDA
A intenção em assistir o filme O GAROTO é apresentar um conteúdo artístico que remeta a observação de uma construção histórica, para que possam vislumbrar a necessidade da valorização do antigo.
Partimos de algum lugar do passado para dar vida ao novo.
Para completar, o filme é mudo e tem uma tecnologia cinematográfica muito diferente da utilizada na contemporaneidade.
Não há efeitos especiais, mas Charlie Chaplin compensa tanto na comédia quanto no drama.
CINEMA: MAGIA E ENCANTAMENTO
A magia e o encantamento do cinema, assim como as manifestações artísticas em geral, podem atuar grandemente na formação da subjetividade humana, à medida que proporciona situações de confronto, comparação e criticidade frente às situações cotidianas.
De acordo com Antônio CANDIDO, grande escritor, crítico literário, professor e sociólogo, basta colocarmos nossos jovens como receptores de conteúdos artísticos de qualidade, para obtermos:
- o exercício reflexivo,
- a aquisição do saber,
- a boa disposição para com o próximo,
- o afinamento das emoções,
- a capacidade de penetrar nos problemas da vida,
- o senso de beleza e o cultivo do humor.
ARTE E FUNÇÃO TERAPÊUTICA
As manifestações artísticas podem educar os sentimentos e organizar o caos presente no interior dos homens, pois atuam no inconsciente e subconsciente, revelando sua função terapêutica.
Os filmes mudos de Charlie Chaplin contribuíram grandemente com o público que sofreu os horrores da guerra, a privação de alimentos e o próprio exercício livre da cidadania, provando que a arte possui sim uma função terapêutica capaz de aliviar as dores físicas e as da alma.
De caráter humanista, o filme O GAROTO, de Chaplin, dispara conteúdos psíquicos carregados de simbolismos, cujos elementos culturais possibilitam a construção e reconstrução da identidade das crianças no ambiente escolar.
É capaz de colocar o aluno frente a emoções e valores sociais, ampliando sua visão de mundo.
SINOPSE DO FILME O GAROTO
Veja a sinopse e, se estiver de férias, aproveite para ver/rever o filme.
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2255/
“Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.”
ISSO DÁ PANO PARA A MANGA, COMO DIZIA MINHA AVÓ
Mariana Pereira dos Reis, autora do livro Chaplin Educador, cinema, escola e psicanálise, detalha a utilização do filme O GAROTO, em sua pesquisa de doutorado em Psicologia da Educação, com sua turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo.
De acordo com sua pesquisa, os temas mais marcantes para os alunos foram:
- o abandono do bebê,
- a briga de rua,
- o golpe do vidraceiro e
- os homens do orfanato, demonstrando o quanto, sentimentos e valores morais permeiam o universo infantil.
Olha quanta coisa boa o filme suscita! Muitas rodas de conversa se vocês resolverem ver em capítulos.
Vamos levá-lo, então, para a sua sala de aula e ver o que acontece?
Um ótimo 2018 para você! Se gostou da idéia comente. Compartilhe com seus amigos e depois passe aqui para contar como foi sua experiência.
Abraço
Denise Aragão – Psicopedagoga
Apoio: Chaplin Educador, cinema, escola e psicanálise. Mariana Pereira dos Reis, São Paulo. Ed. Appris, 2016