PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
PEDAGOGA / HOSPITALAR

30 anos de experiência em Vida Escolar | Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp

Follow me on instagram

Copyrights 2017 © Todos os Diretos Reservados a Denise Aragão

 

ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS ESCOLARES

Cobrar ou não organização?

ORGANIZAÇÃO DOS CADERNOS ESCOLARES

A organização dos cadernos escolares sempre foi uma preocupação entre pais e professores, por isso vamos abordar o tema com os pés fincados nos dias de hoje, sem perder de vista a escola do passado.

QUANDO USAR CADERNOS ESCOLARES?

Na Educação Infantil o uso do caderno formal deve ser dispensado completamente. Uma agenda para pais e professores se comunicarem é o suficiente, pois nessa etapa da vida escolar,  brincar é o mais importante. Os registros de exercícios motores e artísticos podem ser feitos em folhas avulsas e depois encadernadas.

A partir do 1º ano do ensino fundamental, as crianças já podem se organizar por meio de cadernos pautados e quadriculados. Eu, particularmente, adoro os quadriculados.

                                                                                Imagem PIXABAY

 

A escrita com lápis grafite nesse período é via de regra, indicada pela sucessão de erros e acertos na fase inicial da alfabetização e cálculo matemático. Os enfeites ficam por conta dos lápis e canetinhas coloridas, adesivos e muitos mimos.

Um grande acerto é a organização de cadernos separando as disciplinas, pois já encaminha a criança para a percepção das diferentes áreas de conhecimento.

POR QUE USAR CADERNOS ESCOLARES?

Porque:

  • possuem margens que indicam onde iniciamos e paramos a escrita da língua portuguesa, realizada da esquerda para a direita.
  • exige que o próprio usuário atribua o parágrafo no início da frase, diferentemente de editores de textos.
  • os pautados possuem linhas que funcionam como “teto” e “chão”, delimitando o espaço da escrita das letras.
  • o formato do caderno garante que o registro esteja fixo naquele lugar, permitindo visitar e revisitar o conteúdo na hora de estudar.
  • o quadriculado permite organizar os exercícios da área de exatas.

Imagem PIXABAY

CADERNO FEIO E DESORGANIZADO, O QUE FAZER?

Quem trabalha em meio a cadernos escolares sabe que tudo o que foi dito no post anterior, sobre organização infantil (passa lá e confere), faz o maior sentido. Portanto devemos considerar algumas coisas importantes, antes de julgar aquela pessoa que nem sempre tem o melhor caderno de todos:

  • Quem é esse aluno? Quantos anos ele tem?
  • Em que momento do desenvolvimento cognitivo e emocional ele se encontra?
  • Ele domina o ambiente em que circula? Domina seu corpo?
  • Qual seu nível de desenvolvimento em relação à orientação espacial e viso-motora?
  • Como é o seu nível de concentração: atenção sustentada, seletiva e alternada.
  • Qual a sua participação na organização dos ambientes que vive (casa, escola, nos esportes).
  • Ele tem algum problema de saúde ou cognitivo? (enxerga bem, tem diabetes, anemia, distúrbios de aprendizagem) ?
  • Como é sua personalidade? Ele valoriza e contribui com a organização dos ambientes e dos objetos?
  • E finalmente, quanto de investimento em organização ele recebe ou já recebeu?

A partir dessa investigação é possível descobrir se existe um problema por trás da organização do caderno ou se é relaxo mesmo!

 

Imagem arquivo pessoal – Denise Aragão. Criança de 9 anos e 9 meses, com problema motor, discalculia e TOC, possivelmente causados por uma grave febre reumática aos 2 anos de idade.

 

Imagem arquivo pessoal – Denise Aragão. Criança de 9 anos e 10 meses, criança com queixa de desatenção, desinteresse e muitos erros na produção escrita.

O USO DOS CADERNOS ESCOLARES EM TEMPOS ATUAIS

Fica mais difícil obter uma organização satisfatória dos cadernos escolares, em tempos onde usamos muito mais as habilidades manuais para digitar, apertar controles  e escorregar o dedo indicador nas telas dos aparelhos eletrônicos, do que usar lápis, borracha e cadernos.

A própria dinâmica da sala de aula mudou. Pouco utilizada, a lousa foi ficando de lado para dar lugar às folhas avulsas, tablet, apostilas, projeções, rodas de conversa e notebook, em busca de um cotidiano escolar mais dinâmico e tecnológico.

A  própria escrita em letra cursiva ( eu sou muito a favor) e a organização dos cadernos foi ganhando um valor relativo, com uma cobrança muito mais branda nos dias atuais.

A bem da verdade, cadernos escolares estão no pacote de instrumentos de organização escolar nos anos iniciais. Além de indispensáveis, penso ser necessário cobrar dos pequenos as regras de bom uso deles, para que no futuro possam  transportar com segurança todo esse conhecimento, não só para as telas dos seus computadores, mas também em suas agendas de trabalho e anotações do livro que um dia, quem sabe,  poderão escrever.

E você, o que pensa sobre a organização dos cadernos escolares?

Deixe aqui o seu comentário.

Abraço e até o próximo post.

Denise Aragão

 

 

Compartilhe
Psicopedagoga, pedagoga, educadora, mãe de menino e menina.
2 Comentários
  • Maria Rosinei Valério da Silva
    22 de março de 2018 at 10:49

    Um caderno limpo ,organizado reflete o próprio aluno,em questão de interesse ,auto estima,mostra através do caderno o grau de dificuldade e entusiasmo do aluno como ao todo,se os pais estão atentos,que meio que este aluno vive,se os pais são presentes na vida escolar..

Deixe um comentário